(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Namíbia vai às urnas para escolher presidente e deputados


postado em 28/11/2014 06:16

Os locais de votação abriram as portas nesta sexta-feira na Namíbia para as eleições presidenciais e legislativas, que devem manter no poder o partido SWAPO, enquanto o atual primeiro-ministro Hage Geingob espera ser eleito presidente.

Os eleitores poderão escolher entre nove candidatos à presidência entre vários partidos, que vão dos "Combatentes pela Liberdade Econômica" até a extrema-esquerda ou o partido Republicano da minoria branca.

Mas apenas um candidato tem chance de vitória, o primeiro-ministro Hage Geingob, de 73 anos.

Este político, que já foi chefe de Governo por 12 anos a partir da independência, ocupa novamente este posto desde 2012 e espera-se que suceda o chefe de Estado em fim de mandato, Hifikepunye Pohamba, que não pode disputar a eleição novamente após dois mandatos.

Geingob, do SWAPO (South West African's People Organization), o partido da luta anticolonial e antiapartheid que venceu todas as eleições desde 1990, promete "paz, estabilidade e prosperidade".

Em Katutura, município do subúrbio de Windhoek, filas eram observadas no início do dia para a votação. Entre os eleitores estavam os chamados "nascidos livres", pessoas com menos de 25 anos, que nasceram depois da independência de 1990 e que formam quase 20% do grupo de votantes.

Os eleitores utilizarão pela primeira vez urnas eletrônicas, fabricadas na Índia.

A votação terminará às 19H00 GMT (17H00 de Brasília) e os resultados devem ser divulgados a partir de sábado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)