(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente turco ataca críticas sobre descoberta da América por muçulmanos


postado em 27/11/2014 13:52

O presidente islamita-conservador turco, Recep Tayyip Erdogan, voltou a criticar nesta quinta-feira os meios de comunicação ocidentais que zombaram de suas recentes declarações nas quais afirmava que os muçulmanos descobriram a América, acusando-os de ter um problema de ego.

"Há apenas duas semanas disse que os muçulmanos haviam descoberto a América antes de Cristóvão Colombo. Desde então, recebi muitas críticas por parte dos meios de comunicação ocidentais", lamentou Erdogan durante um discurso em Istambul ante uma organização econômica islâmica.

"Apenas porque repeti um fato baseado na pesquisa científica, fui criticado pelos meios ocidentais e estrangeiros que vivem entre nós, que sofrem um problema de ego", acrescentou.

Erdogan, que governa a Turquia há mais de 11 anos - até alguns meses atrás como chefe de Estado -, provocou muitas críticas ao afirmar no dia 15 de outubro que navegadores muçulmanos alcançaram o contingente americano no século XII, mais de 200 anos antes de Cristóvão Colombo.

Os livros de história indicam que o navegador genovês descobriu a América em 1492, enquanto buscava uma nova rota marítima em direção à Índia.

Alguns historiadores ou teólogos muçulmanos, ultraminoritários, colocaram, nos últimos tempos, em xeque esta descoberta, sugerindo uma presença muçulmana anterior na América, embora jamais tenha sido descoberto nenhum vestígio de inspiração islâmica no continente.

O chefe de Estado turco atacou nesta quinta-feira todos os que, segundo ele, impedem que os muçulmanos questionem qualquer coisa.

"Ficaram muito perturbados por lembrarmos fatos históricos (...) Acreditem, não gostam de nós (...) defendem o sistema que construíram sobre injustiças".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)