(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Atentado em Cabul mata pelo menos um britânico e cinco afegãos


postado em 27/11/2014 11:37

Um cidadão britânico e pelo menos cinco afegãos morreram nesta quinta-feira em um atentado suicida dos talibãs em Cabul, que evidencia os graves problemas de segurança no Afeganistão no momento em que as tropas da Otan se retiram do país.

O suicida jogou seu automóvel carregado de explosivos contra um veículo da embaixada britânica. Cinco crianças estavam entre as mais de 30 pessoas feridas na explosão, informaram as autoridades.

O veículo de tração nas quatro rodas da embaixada ficou destruído com a com a força da explosão.

A detonação pôde ser ouvida em toda a cidade de Cabul e uma coluna de fumaça era vista no local do atentado, na rua Jalalabad, uma importante via onde estão situados vários prédios militares e missões estrangeiras.

Esse atentado, três dias depois da morte de dois soldados americanos em outro ataque com bomba na capital afegã, ocorreu enquanto as tropas da Otan lideradas pelos Estados Unidos se preparam para encerrar 13 anos de uma missão de combate contra os talibãs no mês que vem.

Os talibãs reivindicaram o ataque desta quinta em uma mensagem no Twitter, afirmando que muitos estrangeiros tinham morrido.

"Um cidadão britânico morreu no ataque de hoje", afirmou o porta-voz da Polícia Hashmat Stanakzai, em um comunicado de imprensa.

A embaixada britânica não comentou a informação, depois de ter confirmado pouco antes que funcionários da legação haviam ficado feridos.

O embaixador britânico Richard Stagg estava em uma reunião transmitida pela televisão, e não no veículo, quando este foi atacado.

"Podemos confirmar que um veículo da embaixada britânica foi atacado em Cabul. Vários funcionários ficaram feridos", disse uma porta-voz da legação britânica.

"Estamos trabalhando com as autoridades afegãs para averiguar os detalhes do incidente", acrescentou.

Kenishka Turkistani, porta-voz do Ministério da Saúde, disse que cinco civis que passavam pelo local morreram e 34 ficaram feridas no atentado.

O Reino Unido retirou suas últimas tropas do sul do Afeganistão na segunda-feira, depois de 13 anos de conflito que custaram a vida de 453 soldados britânicos.

A maior parte das forças da Otan, lideradas pelos Estados Unidos, vai se retirar do país até o final de dezembro. Depois, um contingente de 12.500 pessoas será mantido para uma missão de assistência e formação das forças de segurança locais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)