(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

África do Sul critica política de colonização de Israel


postado em 26/11/2014 14:07

O presidente sul-africano Jacob Zuma acusou nesta quarta-feira Israel de desafiar o mundo e apelou pelo fim completo da colonização israelense nos territórios palestinos e Jerusalém Oriental.

"Reiteramos o nosso apelo pelo fim completo de todas as atividades de colonização", declarou Zuma durante coletiva de imprensa conjunta em Pretória com o presidente palestino Mahmud Abbas.

"A colonização mina a esperança de uma solução com base no princípio de dois Estados, tal como previsto pela Organização das Nações Unidas e da comunidade internacional", ressaltou, considerando que "a única maneira de conquistar uma paz duradoura é por meio de negociações francas e sinceras entre os palestinos e Israel".

O presidente sul-africano também criticou o sistema de decisão da ONU, indicando que "a grande maioria das pessoas concorda com a solução de dois Estados, mas temos um problema com um país que desafia os demais (...) Não acredito que este sistema deva permitir que um país desafie o mundo inteiro. é inaceitável".

O presidente palestino expressou, por sua vez, gratidão pelo apoio da África do Sul. "Nós apreciamos muito a sua compreensão, seu apoio e sua presença contínua na nossa luta", disse a Zuma.

Os dois líderes recordaram os vínculos históricos que uniram o ANC, partido governante, e o movimento palestino, no período em que o ANC combatia o regime segregacionista do apartheid.

Na época, Israel e o regime do apartheid cooperavam militarmente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)