(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comandante da Otan visita a Ucrânia


postado em 26/11/2014 10:25

O comandante-em-chefe da Otan, o general americano Philip Breedlove, se reuniu nesta quarta-feira em Kiev com primeiro-ministro ucraniano Arseniy Yatsenyuk, que reiterou o desejo da Ucrânia de aderir à Aliança Atlântica.

Breedlove também deve se reunir com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, e após a reunião participará de uma coletiva de imprensa.

Após a anexação russa da Crimeia e desde o início do conflito no leste da Ucrânia, uma parte muito importante da opinião pública ucraniana é a favor da adesão do país à Otan.

A coalizão pró-ocidental que foi formada no Parlamento após as eleições em outubro prometeu alterar a legislação que define a Ucrânia como um país não-alinhado.

A perspectiva de adesão da Ucrânia à Otan é contestada pela Rússia, que quer manter o país em sua esfera de influência.

O fervor pró-Otan da Ucrânia é recebido com ceticismo no Ocidente, mesmo entre os países mais favoráveis a Kiev.

Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, descartou a adesão da Ucrânia à Otan.

Durante a visita do comandante da Otan, a Rússia anunciou o envio de 14 caças para a Crimeia, território ucraniano anexo em março deste ano.

Dez caças Su-27 e quatro Su-30 M2 foram enviados para a região de Krasnodar, no sul da Crimeia, anunciou a agência de notícias russa TASS.

Os aviões devem pousar no aeroporto de Belbek, em Sebastopol, porto da Frota russa do Mar Negro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)