(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Líder da esquerda mexicana deixa partido por crise sobre estudantes desaparecidos


postado em 26/11/2014 06:25

O líder histórico e fundador do esquerdista Partido da Revolução Democrática (PRD) de México, Cuauhtémoc Cárdenas, anunciou sua renúncia ao partido depois de semanas de divergências com a nova direção e em meio a crise pelo desaparecimento de 43 estudantes.

"De maneira irrevogável, apresento ao Conselho Nacional minha renúncia como membro do Partido da Revolução Democrática", anunciou Cárdenas em uma carta enviada ao partido, o maior da esquerda mexicana.

No poder no governo do violento estado de Guerrero (sul) e do município de Iguala, cenário do brutal ataque de policiais e narcotraficantes aos estudantes, o PRD tem sido amplamente questionado e passa por sua crise mais grave nos últimos anos.

O partido admitiu que foi um erro ter apresentado como candidato o agora detido ex-prefeito de Iguala, José Luis Abarca, acusado de ordenar o ataque aos estudantes e que já era objeto de investigações por homicídio e vínculos com o narcotráfico.

Em meio a crise, Cárdenas se reuniu na terça-feira com o novo presidente do PRD, Carlos Navarrete, para discutir suas inquietações com o rumo do partido.

Cárdenas, considerado o líder moral do partido, afirmou que durante o encontro constatou as divergências sobre "as medidas que devem ser adotadas para recupera a credibilidade da organização" e decidiu renunciar a sua militância.

"Ante a disjuntiva de correr o risco de compartilhar responsabilidades de decisões tomadas por miopia, oportunismo ou autocomplacência sem autocrítica (...) preferi correr o risco de receber críticas", destacou Cárdenas, filho do ex-presidente mexicano Lázaro Cárdenas (1934-1940).

Cárdenas não tinha atualmente um cargo ativo dentro do PRD, mas era considerado o líder moral do partido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)