(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chanceler britânico anuncia extensão de negociações sobre programa nuclear iraniano


postado em 24/11/2014 12:46

O ministro das Relações Exteriores britânico Philip Hammond, anunciou nesta segunda-feira que as negociações sobre o programa nuclear iraniano serão mantidas até 30 de junho de 2015.

"Não foi possível obter um acordo na data limite" desta segunda à noite, reconheceu Hammond.

O ministro britânico destacou que o Irã será beneficiado com um desbloqueio de bens de cerca de 700 milhões de dólares por mês enquanto as negociações forem mantidas.

Pouco antes, um diplomata ocidental e uma fonte iraniana haviam indicado que haveria um prolongamento até 1º de julho de 2015.

Após o anúncio da extensão das negociações, a imprensa iraniana divulgou que o presidente do Irã, Hassan Rohani, fará um discurso transmitido pela televisão estatal ainda nesta segunda-feira às 18h00 GMT (16h00 de Brasília).

A decisão de prosseguir com as conversas foi revelada no momento em que o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, e seus colegas do grupo "5+1" - o americano John Kerry, o chinês Wang Yi, o francês Laurent Fabius, o britânico Philip Hammond, o russo Serguei Lavrov e o alemão Frank-Walter Steinmeier - estavam reunidos, pela primeira vez desde o começo deste último ciclo de negociações iniciado em 18 de novembro.

Isso significa que uma solução política completa ainda não foi encontrada para a questão, objeto de fortes tensões há 12 anos entre o Irã e as grandes potências.

As potências e Israel, grande inimigo do Irã, acreditam que a República Islâmica planeja produzir uma bomba atômica, sob o pretexto desenvolver um programa nuclear com fins pacíficos. Teerã nega a acusação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)