(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jeff Koons expõe sua 'arte acessível' em Paris


postado em 24/11/2014 11:01

O controverso astro da arte contemporânea Jeff Koons, que apresenta a partir de quarta-feira uma retrospectiva de sua obra em Paris, afirma que o objetivo de sua arte é ser acessível a todos para que não se torne uma experiência intimidadora.

"Não busco necessariamente fazer uma arte popular, mas uma arte acessível", disse o americano à AFP durante a preparação de sua exposição no museu Centro Pompidou de Paris.

O pai do "neopop" é um dos artistas mais caros do mundo. Sua escultura "Balloon Dog", em versão laranja, foi leiloada ao preço recorde de 58,4 milhões de dólares em 2013.

Mas a obra do ex-marido da "Cicciolina", a ex-estrela italiana da pornografia, é controversa e alguns o consideram um fenômeno comercial.

"Penso que as críticas e os julgamentos impedem as pessoas de experimentar a arte", responde serenamente o artista de 59 anos.

"Lembro que quando fazia imagens publicitárias havia me retratado ao lado de um porco e com um porco nos braços. Queria me retratar como um porco, antes que alguém fizesse isso em meu lugar", afirma.

"Quando realizo uma obra de arte, quero que aqueles que a virem, não importa seu meio social, jamais se sintam indignos dela", afirma Koons, filho de um decorador.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)