(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Museu suíço aceita coleção Gurlitt, com obras roubadas de judeus pelos nazistas


postado em 24/11/2014 09:31

Um museu suíço informou nesta segunda-feira que aceitará a coleção de arte do alemão Cornelius Gurlitt, um tesouro de mais de 1.000 obras, algumas delas roubadas dos judeus pelos nazistas.

Christoph Schaeublin, presidente da Fundação do Museu de Belas Artes de Berna, informou em Berlim que trabalhará com as autoridades alemãs para que "todas as obras roubadas da coleção sejam devolvidas aos proprietários".

A coleção tem obras de Picasso, Monet e Chagall, que foram descobertas por acaso em 2012 no apartamento de Gurlitt em Munique.

Gurlitt, que morreu em maio aos 81 anos, era o filho de um marchand que recebeu de Hitler a missão de saquear as obras de museus e colecionadores judeus, muitos deles mortos nas câmaras de gás.

Durante uma inspeção fiscal de rotina, as autoridades localizaram o tesouro de 1.280 obras no abarrotado apartamento de Gurlitt.

Mais de 300 obras também foram encontradas em uma casa em ruínas de Gurlitt em Salzburgo (oeste da Áustria).

Apesar de Gurlitt nunca ter sido acusado pela justiça, as autoridades alemãs confiscaram todas as obras de Munique e as transportaram para um local secreto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)