(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Scotland Yard desmantelou pelo menos 4 complôs terroristas em 2014


postado em 24/11/2014 06:22

A polícia britânica desmantelou "quatro ou cinco complôs terroristas" em 2014, contra apenas um, em média, nos anos anteriores, informou no domingo o chefe da Scotland Yard em meio a uma campanha para sensibilizar a população.

"Nos últimos anos, a média era de um por ano. Neste já são quatro ou cinco", afirmou à BBC Bernard Hogan-Howe.

"Constatamos mudanças na frequência e na gravidade dos complôs", disse, antes de destacar a "inquietação crescente com os lobos solitários".

Segundo o chefe da unidade de contraterrorismo da Scotland Yard, Mark Rowley, a Grã-Bretanha realizou em 2014 um total de 271 detenções dentro da luta antiterrorista.

Na semana passada, três homens suspeitos de planejar atos terroristas foram indiciados pela justiça. A imprensa informou que eles desejavam decapitar uma pessoa no Reino Unido, onde o nível de alerta de segurança foi elevado para "grave" no fim de agosto, ante a ameaça de atentados vinculados ao jihadismo na Síria e no Iraque.

O governo planeja novas medidas de combate aos grupos extremistas, incluindo a proibição do pagamento de resgates pelas seguradoras.

A Scotland Yard calcula em mais de 500 o número de britânicos que deixaram o país para combater ao lado de grupos jihadistas como o Estado Islâmico (EI). A polícia teme que os extremistas possam planejar atentados em seu retorno ao Reino Unido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)