(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA já admitem prorrogação de diálogo sobre tema nuclear iraniano


postado em 23/11/2014 19:16

Os representantes das grandes potências e do Irã já discutem neste domingo uma eventual prorrogação das negociações sobre o programa nuclear de Teerã - anunciou uma fonte de alto escalão do Departamento de Estado americano, que acompanha as discussões em Viena.

"Estamos falando entre nós e com nossos sócios do 5+1 [China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha] sobre um leque de opções. Uma prorrogação é uma dessas opções (...) Também discutimos [sobre essas opções] com os iranianos", relatou o diplomata consultado pela AFP, na véspera do fim do prazo estabelecido para a obtenção de um acordo final e completo sobre o programa nuclear de Teerã.

Ainda assim, continuou, os países do P5+1 continuam "concentrados em medidas que levem a um acordo" completo, até a noite desta segunda-feira, 24 de novembro.

"Isso não significa que não continuemos discutindo um leque de temas espinhosos e avançando sobre esses temas que devem fazer parte de um acordo completo", explicou o diplomata a alguns jornalistas que acompanham o secretário de Estado americano, John Kerry.

Neste domingo pela manhã, uma fonte iraniana já havia dito à AFP que Teerã considera prolongar as negociações por "seis meses, ou um ano".

O ministro britânico das Relações Exteriores, Philip Hammond, garantiu hoje que os envolvidos estão dispostos a "um último esforço" para buscar um acordo.

"É claro que, se não conseguirmos, veremos como avançar depois disso, mas, até o momento, todo mundo fala da melhor maneira de aproximar posições", acrescentou o chanceler, em sua chegada a Viena.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)