(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vice dos EUA fala na Turquia sobre riscos da concentração de poderes


postado em 22/11/2014 13:55

O vice-presidente americano, Joe Biden, destacou neste sábado o caráter corrosivo da concentração de poderes em um país, durante uma visita à Turquia, onde o governo conservador islâmico é acusado de autoritarismo.

"Nossos Pais Fundadores (nos Estados Unidos) chegaram à conclusão de que a concentração de poderes era a coisa mais corrosiva que podia acontecer a qualquer sistema" político, declarou Biden em um discurso em Istambul diante de representantes da sociedade civil turca. "Continuamos acreditando nisso", acrescentou.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, eleito em agosto depois de ter sido primeiro-ministro durante onze anos, é alvo de muitas críticas por suas tendências autoritárias e por sua vontade de islamizar a sociedade turca.

Como outros países, os Estados Unidos expressaram preocupação diante dos ataques às liberdades na Turquia depois que uma revolta contra o governo foi reprimida com violência em junho de 2013.

Erdogan que recebe Biden neste sábado para um almoço de trabalho. Muitos apostam que ele pretenda disputar eleições para um novo mandato como premiê no futuro, como autoriza a Constituição, o que o permitiria se manter à frente da Turquia por pelo menos mais uma década.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)