(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

AI pede à Indonésia abolição das leis contra a blasfêmia


postado em 21/11/2014 07:16

A Anistia Internacional pediu nesta sexta-feira ao novo presidente da Indonésia, Joko Widodo, a abolição das leis que punem a blasfêmia e que estão provocando o aumento do número de pessoas detidas no país por suas ideias.

Durante a presidência de Susilo Bambang Yudhoyono, entre 2004 e 2014, mais de uma centena de pessoas foram presas de acordo com estas leis, indica a associação de defesa dos direitos humanos em um relatório.

Algumas pessoas foram condenadas apenas por ter assobiado durante uma cerimônia religiosa, denuncia a Anistia.

"Temos informação de uma centena de pessoas que foram detidas simplesmente por ter expressado pacificamente suas ideias", disse Rupert Abbott, diretor-adjunto do programa Ásia-Pacífico da organização.

"O novo governo de Joko Widodo tem a oportunidade de mudar esta tendência inquietante e abrir uma nova era de respeito dos direitos humanos", acrescentou.

A Indonésia é o maior país muçulmano do mundo. Cerca de 225 de seus 250 milhões de habitantes são muçulmanos, em sua maioria praticantes de um islã moderado.

Mas segundo a Anistia a intolerância religiosa está aumentando e os grupos minoritários são as principais vítimas das leis contra a blasfêmia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)