(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Militares da Tailândia minimizam preocupação com protestos inspirados em 'Jogos Vorazes'

Três estudantes foram presos em Bancgoc por fazer gesto que demonstra descontentamento com o governo militar


postado em 21/11/2014 06:10 / atualizado em 21/11/2014 09:15

Personagens de
Personagens de "Jogos Vorazes" erguem o braço e sinalizam juntando três dedos da mão como forma de descontentamento com o poder vigente (foto: CHRISTOPHE ARCHAMBAULT/AFP)


O chefe da junta militar tailandesa, Prayut Chan-O-Cha, afirmou nesta sexta-feira que não está preocupado com o uso de sinais de protesto contra o regime inspirados no filme "Jogos Vorazes". "Não estou preocupado pelos protestos com a saudação dos três dedos", disse o general à imprensa, em referência a um gesto que aparece no filme, um dos mais bem-sucedidos dos últimos anos.

A saudação, feita no filme por rebeldes que enfrentam um regime ditatorial, se converteu em um sinal de protesto dos opositores ao governo militar que chegou ao poder com um golpe de Estado em maio. Na quinta-feira, coincidindo com a estreia de um novo episódio da saga na Tailândia, três estudantes foram detidos em Bangcoc depois que um deles fez o gesto diante de um cartaz do filme.

Na quarta-feira outros cinco estudantes foram detidos no nordeste do país pelo mesmo motivo. Todos foram libertados posteriormente. "Não sei se é um sinal ilegal ou não, mas pode colocar seus futuros em risco", disse o general.

Alguns cinemas tailandeses cancelaram as projeções do filme por medo de incidentes.


Após o golpe de Estado de 22 de maio, ocorreram diversas manifestações simbólicas, em sua maioria organizadas por estudantes, que faziam o gesto inspirado no filme ou liam trechos do livro "1984", de George Orwell. Embora o exército afirme ter tomado o poder para restaurar a ordem após sete meses de manifestações contra o governo civil de Yingluck Shinawatra, seus opositores o acusam de querer restaurar o poder das forças mais conservadoras do país.

 


A maior estreia do cinema no Brasil

'Jogos vorazes: a esperança – Parte 1', do dire Francis Lawrence, está sendo exibido em 1,4 mil salas de todo o país, superando o recorde da 'Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2' (2012), que chegou a 1,3 mil salas. O filme conta a história de Katniss Everdeen, interpretada pela atriz Jennifer Lawrence, que após sobreviver por duas vezes aos Jogos Vorazes, servirá como símbolo de uma revolução iniciada no Distrito 13. Além de ter que manter sua imagem de ícone, a jovem ainda precisa se preocupar em defender sua mãe e sua irmã no meio da guerra.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)