(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tailandeses são presos por fazer gesto de "Jogos Vorazes" em protesto contra governo

Saudação inspirada no filme foi usada para protestar contra o regime militar que assumiu o governo depois de um golpe de Estado, em Maio


postado em 20/11/2014 12:13 / atualizado em 20/11/2014 11:37

(foto: CHRISTOPHE ARCHAMBAULT / AFP)
(foto: CHRISTOPHE ARCHAMBAULT / AFP)


O gesto dos personagens de "Jogos Vorazes" de erguer o braço e sinalizar juntando três dedos da mão é usado no filme como forma de descontentamento com o poder vigente. Inspirados na ficção, estudantes da Tailândia protestaram usando a saudação para desafiar o governo do país, tomado pelos militares em maio deste ano. Nesta quinta-feira, três pessoas acabaram presas durante a estreia do novo filme da série, segundo a rede BBC.

Na quarta-feira, cinco estudantes já tinham sido presos pelo mesmo motivo durante um discurso do primeiro ministro Prayuth Chan-ocha, que liderou o golpe. Durante manifestações logo após a tomada do governo, tailandeses já tinham se manifestado dessa maneira. Os militares receberam uma orientação, em junho, de prender qualquer pessoa que se recusasse a parar de fazer o gesto.

Uma rede de cinema de Bancoc, capital da Tailândia, cancelou todas as sessões do filme depois dos boatos de que um grupo de estudantes planejava fazer um protesto. Ativistas afirmam que a polícia pressionou a rede para cancelar as exibições. Um dos ativistas negou que o protesto foi organizado.


A maior estreia do cinema no Brasil

'Jogos vorazes: a esperança – Parte 1', do dire Francis Lawrence, está sendo exibido em 1,4 mil salas de todo o país, superando o recorde da 'Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2' (2012), que chegou a 1,3 mil salas. O filme conta a história de Katniss Everdeen, interpretada pela atriz Jennifer Lawrence, que após sobreviver por duas vezes aos Jogos Vorazes, servirá como símbolo de uma revolução iniciada no Distrito 13. Além de ter que manter sua imagem de ícone, a jovem ainda precisa se preocupar em defender sua mãe e sua irmã no meio da guerra.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)