(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Terremoto de 7,3 graus abala leste da Indonésia e provoca tsunami


postado em 15/11/2014 02:01 / atualizado em 15/11/2014 09:59

Terremoto abalou estruturas de concreto e obrigou moradores a deixar suas casas (foto: AFP PHOTO / Stenly PONTOLAWOKANG )
Terremoto abalou estruturas de concreto e obrigou moradores a deixar suas casas (foto: AFP PHOTO / Stenly PONTOLAWOKANG )

Um terremoto de 7,3 graus de magnitude sacudiu neste sábado a região das Ilhas Molucas, no leste da Indonésia, informou o instituto geológico dos Estados Unidos (USGS), acrescentando que o abalo provocou tsunami. O tremor ocorreu às 10H31 local (00H31 Brasília) sob o oceano, a uma profundidade de 46 km, segundo o USGS.

O Centro de Alerta de Tsunami no Pacífico informou a ocorrência de "vagas nas costas situadas dentro de um raio de 300 quilômetros" do epicentro. Até o momento não há informação sobre vítimas ou danos.

De acordo com o alerta, as ondas poderão chegar a zonas da costa da Indonésia, Filipinas, Japão, Taiwan e as ilhas do Pacífico Sul.

Vagas de 30 cm a 1 metro devem atingir partes do litoral da Indonésia, enquanto vagas de 30 cm estão previstas para a costa das Filipinas, precisou o Centro de Alerta de Tsunami. "Emitimos rapidamente um alerta de tsunami", disse à AFP um funcionário da agência sismológica indonésia.

Julius Galgiano, sismólogo do governo filipino, informou que seu país também emitiu um alerta de tsunami, mas não há ordem de evacuação diante da perspectiva de vagas menores.

A Indonésia está no "Cinturão de Fogo" do Pacífico, onde o encontro de placas continentais provocam frequentes abalos sísmicos e vulcões.

Em 2004, um violento terremoto submarino provocou uma gigantesca tsunami que deixou mais de 170 mil mortos na província de Aceh, na ilha indonésia de Sumatra, além de dezenas de milhares de vítimas em outros países em torno do Oceano Índico.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)