(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alemanha prende líder foragido do ETA


postado em 01/11/2014 11:55

A polícia alemã prendeu um dos membros mais procurados do movimento separatista basco ETA, o técnico em explosivos foragido Tomás Elorriaga Kunze, condenado pela justiça francesa - anunciou o governo da Espanha.

Elorriaga Kunze, conhecido como Teo, estava foragido há 15 anos. Segundo comunicado divulgado na noite desta sexta-feira pelo ministério do Interior espanhol, o homem de 51 anos fugiu após uma série de condenações na França por formação de grupo armado.

Em 2009, a justiça francesa emitiu um mandado de prisão europeu para prendê-lo.

"Tomás Elorriaga Kunze, há mais de 15 anos impedindo a ação da Justiça, é um dos membros da organização terrorista ETA que mais tempo ficou na clandestinidade", informou o ministério do Interior.

"[Ele] contribuiu com seus conhecimentos técnicos para a elaboração de artefatos explosivos, bombas, ativação mediante telefones celulares e controle remoto de última geração com os quais a organização terrorista causou dezenas de mortos nas últimas décadas", acrescentou o texto.

O membro do ETA foi preso numa operação conjunta das polícias de Espanha e Alemanha.

Em quatro décadas de luta armada pela independência do País Basco e de Navarra, ambas regiões da Espanha, o ETA matou 829 pessoas.

Enfraquecida pelas prisões de seus líderes, a organização renunciou à atividade armada em 20 de outubro de 2011, embora não tenha entregue armas e nem se desarticulado, como exigem os governos francês e espanhol.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)