(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prioridades dos republicanos em caso de vitória no Congresso dos EUA


postado em 31/10/2014 17:55

As relações com o Irã, as ações contra o grupo Estado Islâmico (EI), comércio exterior e até o emblemático Plano "Obamacare" são temas que os republicanos devem abordar com prioridade, se conseguirem dominar o Congresso após as eleições da próxima terça-feira, 4 de novembro.

Com maioria na Câmara de Representantes, os republicanos têm grandes chances - segundo as últimas pesquisas - de conquistar o Senado até o fim do mandato do democrata Barack Obama, em 2017.

Se as duas Câmaras do Congresso ficarem sob domínio republicano, a Casa Branca terá dificuldades para aprovar seus projetos.

Nenhuma agenda legislativa foi anunciada oficialmente até agora, mas as lideranças republicanas já sinalizaram algumas das suas prioridades.

Política exterior

- Irã: no início de 2014, republicanos e democratas tentaram votar novas sanções econômicas contra o Irã para pressionar o país nas negociações sobre seu programa nuclear. O líder da maioria democrata bloqueou essa possibilidade, a pedido da Casa Branca.

Um Congresso dominado por republicanos poderá se rebelar contra uma prolongação dessas negociações, que devem ser concluídas até 24 de novembro em troca de um novo alívio das sanções sobre Teerã.

- Grupo Estado Islâmico (EI): republicanos e democratas têm divisões internas entre uma facção intervencionista e outra isolacionista. Muitos reivindicam um debate sobre a autorização do uso da força contra o EI, mas o tema é incerto. Para o presidente da Câmara de Representantes, o republicano John Boehner, o debate deve esperar até que os congressistas eleitos assumam o cargo, em janeiro de 2015.

- TLC: Bob Corker será o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, se os republicanos ganharem nas urnas. Recentemente, o senador se mostrou favorável a concluir com mais rapidez os acordos negociados com a União Europeia e com vários países asiáticos, na Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês).

Meio ambiente, energia

- Keystone XL: a construção do oleoduto para transportar areia betuminosa do oeste do Canadá para refinarias do Golfo do México é uma prioridade republicana. A Câmara votou sete vezes em vão para autorizar a obra, mas a administração de Obama continua adiando a decisão para estudar seu impacto ambiental. Um Senado de maioria republicana daria rapidamente seu aval ao projeto. Segundo seus defensores, isso permitiria criar 20 mil empregos diretos e melhorar a independência energética da América do Norte.

- Carvão: na expectativa de se tornar o homem forte do Senado, o republicano Mitch McConnell é favorável à revisão das novas normas de emissão de CO2 para as fábricas de carvão, o que liquidaria o plano da Casa Branca de reduzir em 30% até 2030 as emissões das centrais elétricas existentes. McConnell representa o estado de Kentucky (centro-leste dos EUA), onde as minas de carvão fecham uma após a outra.

Saúde, economia

- Reforma do sistema de saúde: para os republicanos, o plano "Obamacare", que entrou em vigor em 1º de janeiro, é um dos grandes símbolos do Estado esbanjador. A facção mais conservadora do partido exigirá uma derrogação total, mas "a promulgação do presidente é necessária, e ninguém acha que ele vai assinar", reconhece Mitch McConnell.

- Reforma governamental: o líder da maioria republicana na Câmara, o senador Kevin McCarthy, garante que seu programa legislativo em 2015 incluirá uma "reforma e a racionalização das administrações federais para que o Estado funcione como deveria".

Suprema Corte

- Os juízes federais e os altos cargos militares e administrativos designados por Obama precisam de confirmação do Senado. Com uma maioria republicana, o presidente terá sua capacidade de designação limitada. Isso preocupa os democratas, no momento em que se aproxima a aposentadoria de um dos nove juízes da Suprema Corte, a mais alta instância do Poder Judiciário americano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)