(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mianmar avalia mudar Constituição que impede Prêmio Nobel de ser presidente


postado em 31/10/2014 07:07 / atualizado em 31/10/2014 08:33

O parlamento birmanês vai estudar uma emenda à Constituição que impede a líder opositora e Prêmio Nobel Aung San Suu Kyi de ser presidente, anunciou a presidência nesta sexta-feira, ao final de um encontro político. "Concordamos em debater sobre uma emenda à Constituição no Parlamento, como prevê a legislação", declarou à imprensa Ye Htut, porta-voz da presidência birmanesa.

O presidente de Mianmar, Thein Sein, inaugurou nesta sexta-feira uma rodada de negociações com altos comandos militares e adversários políticos como Aung San Suu Kyi, faltando um ano para as eleições legislativas. Thein Sein e Suu Kyi participaram em Naypyidaw, a capital, nessa reunião inédita em um país que acaba de sair depois de décadas de ditadura militar.

Poucas horas antes, o presidente Barack Obama conversou com os dois e pediu eleições inclusivas e transparentes. Na semana passada, as autoridades do país anunciaram que essas eleições históricas serão realizadas na última semana de outubro ou primeiro de novembro de 2015. As negociações visam a resolver os complexos problemas políticos e constitucionais e por fim a várias rebeliões que o país vive.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)