(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Enviado da ONU propõe zonas de cessar-fogo na Síria


postado em 30/10/2014 16:37

O enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, propôs nesta quinta-feira a criação de zonas de cessar-fogo para permitir a distribuição de ajuda humanitária neste país devastado por mais de três anos de guerra civil.

Após uma reunião com o Conselho de Segurança, De Mistura explicou a repórteres que não tinha um plano de paz, e sim um "plano de ação", para tentar resolver um conflito que obrigou mais de 6,5 milhões de pessoas a deixarem suas casas.

O enviado considerou que a cidade de Aleppo, no norte da Síria, poderia ser um "bom candidato" para esse tipo de zona.

"Seria uma área em que os combates seriam suspensos para permitir uma melhoria na ajuda humanitária e para que as pessoas saibam que, pelo menos nessas áreas, não haverá luta", acrescentou, sem dar mais detalhes.

Aleppo, a capital econômica da Síria antes do início da guerra em 2011, está dividida desde 2012 entre setores controlados pelo regime de Bashar al-Assad e áreas sob controle rebelde.

De Mistura, que sucedeu recentemente Lakhdar Brahimi, acabava de deixar uma reunião com o Conselho de Segurança, depois de ter visitado a Rússia e o Irã, dois países que têm grande influência no regime de Bashar al-Assad.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)