(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Malala doa 50 mil dólares de prêmio para reconstrução de escolas em Gaza

Mais jovem a receber o Nobel da Paz, ativista paquistanesa atua pela liberdade de mulheres à educação. Prêmio foi dividido com garoto indiano


postado em 29/10/2014 17:37 / atualizado em 29/10/2014 18:24

Paquistanesa recebeu, nessa terça-feira, o prêmio Crianças do Mundo(foto: JONATHAN NACKSTRAND/AFP)
Paquistanesa recebeu, nessa terça-feira, o prêmio Crianças do Mundo (foto: JONATHAN NACKSTRAND/AFP)
Malala Yousafzai, homenageada com o Nobel da Paz de 2014, anunciou nesta quarta-feira que doará o prêmio Crianças do Mundo, que acaba de receber, para a reconstrução de escolas em Gaza.

"Esse dinheiro - 50 mil dólares - será integralmente dedicado à reconstrução de escolas em Gaza. Acredito que isso ajudará as crianças a continuarem estudando e a conseguirem um ensino de qualidade", disse a jovem paquistanesa de 17 anos, ao receber o prêmio em Mariefred, ao sul de Estocolmo.

"Já sabemos até que ponto essas crianças sofreram devido aos conflitos e à guerra de Gaza. Esses meninos precisam de nosso apoio neste momento, pois enfrentam situações difíceis", acrescentou.

Malala entregará o dinheiro para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA, em inglês) para que seja destinado à reconstrução de 65 escolas.

"Todos nós devemos trabalhar para garantir que meninas e meninos palestinos, assim como todas as crianças do mundo, recebam uma educação de qualidade em um lugar seguro, porque sem educação nunca haverá paz", afirmou a adolescente em um comunicado publicado pela UNRWA.

O programa Crianças do Mundo foi criado em 2000 e consiste em uma formação para meninas e meninos sobre seus direitos e democracia. O programa é concluído com a votação envolvendo participantes do mundo inteiro.

Além de Malala, também foram premiados em caráter honroso o americano John Wood, um antigo dirigente da Microsoft que fundou uma ONG para a alfabetização, e a nepalesa Indira Ranamagar, que trabalha com crianças prisioneiras. Ambos dividiram a outra metade do prêmio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)