(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Farc integra comandantes às negociações de paz com Bogotá


postado em 24/10/2014 13:16

A guerrilha das Farc integrou dois proeminentes comandantes, Félix Antonio Muñoz ("Pastor Alape") e Luis Antonio Losada ("Carlos Antonio Lozada"), à nova subcomissão que preparará o desarmamento junto aos chefes militares colombianos nas negociações de paz em Cuba.

"Com esta medida, as Farc demonstram que a vontade de paz da guerrilha é tão alta quanto nossas cordilheiras", afirmou o negociador chefe do grupo, Iván Márquez.

Muñoz e Losada são membros do seleto Secretariado das Farc, o órgão colegiado que dirige a guerrilha, e participarão na equipe de desarmamento junto a oficiais da Forças Armadas colombianas, encabeçadas pelo general Javier Flórez.

Márquez também disse que se integraram ao processo de paz quatro membros do Estado-Maior Central das Farc.

Desde o início das negociações de paz, em novembro de 2012, as partes chegaram ao consenso sobre três dos seis pontos da agenda: reforma rural (maio de 2013), participação política (novembro de 2013) e drogas ilícitas (maio de 2014).

Além da atenção às vítimas, atualmente em discussão, estão pendentes os temas de abandono das armas pelas Farc e o mecanismo para referendar um eventual acordo de paz.

Dados oficiais apontam que o conflito armado que envolve as guerrilhas de esquerda, paramilitares de direita e agentes do Estado deixou aproximadamente 220 mil mortos e 5,3 milhões de deslocados em mais de 50 anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)