(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ONU celebra acordo da UE sobre gases do efeito estufa


postado em 24/10/2014 10:31

A ONU celebrou nesta sexta-feira o acordo europeu para a redução das emissões de gases que provocam o efeito estufa, que considerou um "estímulo valioso" para a assinatura de um pacto mundial em 2015 em Paris.

Os objetivos fixados pela União Europeia (UE) incluem a redução de pelo menos 40% das emissões de gás carbônico até 2030 na comparação com os níveis de 1990.

"Aplaudo este passo que proporciona um estímulo valioso para o acordo climático mundial em 2015 em Paris", declarou a secretária da ONU para o clima, Christiana Figueres, que está em Bonn, Alemanha, onde os países discutem os diferentes parâmetros do pacto.

"Abre a porta para uma ambição maior de todos os países", disse no penúltimo dias das negociações em Bonn.

"O fato de que 28 países da UE, que estão em diferentes fases do desenvolvimento econômico, sejam capazes de alcançar um bom compromisso é um bom presságio sobre a possibilidade de que todos os países cheguem a um acordo efetivo no próximo ano", completou Figueres.

Os líderes da UE também fixaram novas metas para 2030. No total, 27% da energia deve proceder de fontes renováveis e a eficiência energética terá que aumentar 27% até a data.

O encontro de seis dias em Bonn deve estabelecer as bases para a reunião anual de ministros organizada pela ONU que acontecerá em dezembro em Lima.

A reunião de Lima será outra etapa para o acordo climático mundial que os países pretendem assinar em Paris no próximo ano. O pacto unirá pela primeira vez os países ricos e pobres com o objetivo de proteger o clima do planeta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)