(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ONU pede mais dois bilhões de dólares em ajuda para o Iraque


postado em 23/10/2014 16:10

As Nações Unidas fizeram nesta quinta-feira um novo apelo à comunidade internacional a fim de mobilizar rapidamente mais de dois bilhões de dólares em ajuda à população civil no Iraque, onde os combates já duram meses.

"As necessidades da população iraquiana são imensas", alertou em Bagdá o coordenador humanitário da ONU no Iraque, Neill Wright.

Com a aproximação do inverno, "2,8 milhões de pessoas precisam de ajuda alimentar e cerca de 800.000, de alojamentos de emergência", de acordo com um comunicado da ONU.

As necessidades chegam a pelo menos US$ 2,2 bilhões, indica o comunicado.

A ofensiva dos jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), lançada em 9 de junho, obrigou centenas de milhares de pessoas a deixarem suas casas.

No total, de acordo com as últimas estimativas da ONU, o Iraque tem agora 1,8 milhão de deslocados, enquanto 1,7 milhão de pessoas vivem em zonas de guerra fora do controle das forças do governo.

Muitos iraquianos buscaram refúgio na região autônoma do Curdistão, onde as temperaturas nas montanhas podem chegar a -15°C no inverno.

Além dos deslocados, a ONU cita o destino de 200 mil refugiados sírios no Iraque, onde a violência é endêmica há uma década.

Os apelos humanitários anteriores para os iraquianos e para os sírios foram apenas parcialmente atendidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)