(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Americano libertado pela Coreia do Norte chega aos EUA


postado em 22/10/2014 19:01

Jeffrey Fowle, o americano mantido preso por cinco meses na Coreia do Norte, chegou nesta quarta-feira aos Estados Unidos, informaram os canais americanos de televisão.

Fowle chegou em um avião que pousou na Base da Força Aérea Wright-Patterson, onde desceu sorrindo do aparelho e foi recebido com abraços por seus familiares.

Jeffrey Fowle, 56 anos, já se reuniu com sua mulher e os três filhos na casa da família em Ohio, e apresenta boas condições de saúde.

"Jeff quer lhes dizer que foi bem tratado pelo governo (da Coreia do Norte) e está com boa saúde", informou a família em um comunicado.

Os familiares de Fowle agradeceram ao departamento de Estado, à embaixada da Suíça em Pyongyang, que mediou a libertação, ao embaixador americano Tony Hall e a todos os que ofereceram "amor, apoio e orações" durante a detenção de Jeffrey.

A agência de notícias oficial norte-coreana, a KCNA, revelou que Jeffrey foi libertado por ordem do líder Kim Jong-Un depois de reiterados pedidos neste sentido por parte do presidente americano, Barack Obama.

Jaffrey, que viajou à Coreia do Norte em abril, foi detido acusado de ter deixado uma bíblia em um hotel.

A Casa Branca fez diversos apelos pela libertação de Fowle e dos outros dois americanos ainda detidos na Coreia do Norte.

Matthew Miller foi preso em abril e condenado a seis anos de trabalhos forçados. Segundo a Coreia do Norte, ele "cometeu atos hostis" ao entrar em seu território "disfarçado de turista".

Já Kenneth Bae foi preso em novembro de 2012, após ser acusado de ser um ativista cristão com a intenção de derrubar o governo norte-coreano. Ele foi condenado a 15 anos de detenção em um campo de trabalhos forçados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)