(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Israel não planeja permitir que judeus rezem na Esplanada das Mesquitas


postado em 22/10/2014 12:46

Israel anunciou nesta quarta-feira que não tem a intenção de autorizar que os judeus rezem na Esplanada das Mesquitas em Jerusalém Oriental anexado e ocupado, tentando acabar com as informações conflitantes a este respeito que preocupam os muçulmanos.

"Não há nenhuma intenção de mudar o status quo no Monte do Templo", o nome dado pelos judeus à Esplanada das Mesquitas, declarou um membro do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que pediu anonimato.

As crescentes tensões nos últimos meses em Jerusalém reviveram o temor sempre presente no mundo muçulmano de que Israel altere as regras que regem a Esplanada das Mesquitas. Esta preocupação foi reforçada recentemente com a publicação de artigos sobre uma possível nova legislação a este respeito.

A Esplanada das Mesquitas é o terceiro lugar mais sagrado do mundo para os muçulmanos.

A Jordânia controla a fundação islâmica que administra a localidade.

Este lugar também é venerado por judeus, que acreditam ser o local da construção do segundo Templo. O Muro das Lamentações, vestígio do segundo Templo, situa-se muito perto da esplanada.

Os judeus têm o direito de visitar a esplanada em certas horas do dia e sob rigorosa vigilância, mas não têm o direito de rezar.

O jornal israelense Haaretz indicou nesta quarta-feira que o governo jordaniano pediu esclarecimentos a Israel esta semana sobre um projeto de lei que permitiria que judeus rezassem na esplanada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)