(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prêmio Sakharov vai para médico congolês por combate à violência sexual


postado em 21/10/2014 16:07

O médico Denis Mukwege, que cuida de vítimas de violência sexual em sua clínica no leste da República Democrática do Congo, foi homenageado com o prêmio Sakharov, anunciou nesta terça-feira o presidente do Parlamento europeu.

"Parabéns ao Dr. Mukwege", postou o presidente da instituição, Martin Schulz, no Twitter, anunciando também uma "menção especial" para o movimento EuroMaidan, que liderou a onda de contestação pró-ocidental na Ucrânia.

Denis Mukwege, de 59 anos, é conhecido por seu apoio às mulheres que sofreram abusos sexuais no leste da RDC. Ele fundou um hospital e uma fundação no distrito de Panzi, na região de Bukavu, para cuidar das vítimas.

Por sua luta, este médico-ativista sofreu ameaças de morte e, em 25 de outubro de 2012, escapou de uma tentativa de assassinato. Um de seus empregados foi morto no ataque.

O prêmio Sakharov, atribuído anualmente desde 1988 pelo Parlamento Europeu, homenageia pessoas e organizações que se destacaram na defesa dos direitos humanos. Os premiados recebem 50.000 euros.

Em 2013, a jovem paquistanesa Malala Yousafzai foi escolhida por sua luta pelo direito à educação. Ela foi premiada este ano com o Nobel da Paz, para o qual o nome de Mukwege já foi citado várias vezes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)