(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manifestação em Gaza para defender Esplanada das Mesquitas


postado em 17/10/2014 14:22

Centenas de palestinos participaram de uma passeata em Gaza nesta sexta-feira contra o que eles denunciam como uma agressão israelense contra a Mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, observaram jornalistas da AFP.

Os manifestantes, convocados pelo Hamas, queimaram a bandeira de Israel durante a manifestação iniciada após as orações da sexta-feira.

Ismail Radwan, um líder do Hamas, organização islâmica radical que controla efetivamente a Faixa de Gaza, apelou "a nosso povo em Jerusalém e na Cisjordânia a defender Al-Aqsa".

Al-Aqsa é o terceiro local mais sagrado do Islã, depois de Meca e Medina, na Arábia Saudita.

A Esplanada na qual a mesquita está localizada em Jerusalém é palco recorrente de confrontos, mas que se tornaram mais regulares e violentos nos últimos meses, como resultado das tensões entre israelenses e palestinos e a guerra em Gaza.

Para os judeus, este é o local do segundo templo destruído no ano 70 pelos romanos. O Muro das Lamentações, vestígio do segundo templo, fica abaixo da esplanada.

Os muçulamos estão autorizados a visitar a esplanada em certos momentos e sob estrita supervisão, mas não têm o direito de rezar no local.

Eles denunciam as restrições impostas pelas autoridades israelenses em nome da segurança.

Nesta sexta-feira, cerca de 5.000 fiéis muçulmanos participaram das orações realizadas sem incidentes, segundo um porta-voz da polícia israelense, Luba Samri. A polícia, no entanto, negou o acesso a homens com menos de 50 anos.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, exigiu na segunda-feira o fim de "provocações" na Esplanada das Mesquitas, enquanto o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse que Israel não mudará o "status quo" que rege a esplanada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)