(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Enfermeira espanhola com Ebola está em condição estável


postado em 12/10/2014 12:10

A auxiliar de enfermagem infectada com Ebola na Espanha está em condição estável e há sinais de esperança de uma recuperação, afirmou neste domingo o diretor do Centro de Alertas e Emergências Sanitárias do ministério da Saúde espanhol, Fernando Simón.

"A carga viral que Teresa (Romero) está tendo vai se controlando e reduzindo. Esse é um ponto muito importante para pensar que há altas esperanças de que a infecção esteja em processo de controle", disse Simón em uma coletiva de imprensa.

No entanto, Simón advertiu que "uma pessoa com Ebola está em uma situação sempre crítica pela gravidade da doença", razão pela qual "eu seria muito cauteloso no momento de dizer qual será o desenlace final".

"À medida que a doença avança ela pode afetar outros órgãos, e isso, independentemente do controle da infecção, pode fazer com que o avanço possa ser o contrário do que gostaríamos", lembrou Simón, que também é um dos membros do Comitê Especial sobre o acompanhamento do vírus do Ebola, criado pelo governo espanhol.

Junto a Teresa Romero, estão internados no hospital Carlos III de Madri outros quinze pacientes que estão em uma quarentena clínica principalmente por terem tido contato com a auxiliar de enfermagem infectada.

Nenhum deles apresenta sintomas até agora, segundo o último boletim médico, divulgado na tarde de sábado.

O Comitê Especial, que se reuniu neste domingo, está "prevendo todos os possíveis cenários e com isso todos os planos que forem necessários desenvolver, por mais estranhos que possam parecer", explicou este funcionário do ministério da Saúde.

Mais de 4.000 pessoas morreram de Ebola em sete países desde o início da propagação desta febre hemorrágica no início do ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cujo foco encontra-se em Guiné, Libéria e Serra Leoa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)