(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Milhares de morsas encalham no Alasca por mudança climática


postado em 01/10/2014 23:16

Ao menos 35 mil morsas correm o risco de morrer em uma remota praia do Alasca, onde ficaram encalhadas, em um fenômeno atribuído ao degelo no Ártico causado pela mudança climática - disseram especialistas nesta quarta-feira.

Inicialmente, cerca de 1.500 animais foram contabilizados na praia, mas o número se multiplicou rapidamente nos últimos dias.

"Nossa estimativa mais aproximada é 24 vezes maior agora", disse Megan Ferguson, do Serviço Aéreo de Controle dos Mamíferos Marinhos do Ártico.

As morsas "ficam encalhadas em uma cena que se tornou comum nos últimos seis a oito anos, como consequência do aquecimento global", afirma a Agência de Controle Geológico Americano (USGS, na sigla em inglês), em nota à imprensa.

No verão, o gelo marinho se afasta para o norte das águas continentais do mar de Chukchi, nas águas de Estados Unidos e Rússia, uma condição que não se via há uma década.

"Durante seus períodos normais de descanso depois de se alimentar no mar, as morsas simplesmente se amontoam na costa", explicou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)