(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Construção de casas em Jerusalém Oriental preocupa os EUA


postado em 01/10/2014 17:55

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, sua preocupação com o plano de construção de 2.600 novas casas em Jerusalém Oriental, durante um encontro nesta quarta-feira em Washington.

Em uma conversa na Casa Branca, Obama considerou o tema "inquietante" e disse ao premiê que os Estados Unidos estão "profundamente preocupados", informou o porta-voz da Presidência americana, Josh Earnest.

O governo americano indicou ter recebido informações sobre a manutenção do plano dos assentamentos em uma "área sensível" do leste de Jerusalém, disse Earnest.

O porta-voz advertiu que o projeto pode distanciar Israel de seus aliados mais próximos e que esse país estaria enviando uma "mensagem muito problemática" ao mantê-lo.

Antes, um grupo de observadores havia informado que Israel ia manter a construção de 2.610 residências para colonos na zona anexada do leste de Jerusalém.

As habitações, que estão previstas desde 2012 para a área de Givat Hamatos, tiveram sua construção aprovada na semana passada, informou a organização Peace Now em um comunicado.

Hagit Ofran, porta-voz dessa ONG israelense, disse à AFP que o governo pode agora publicar licitações para o projeto, mas que as obras de construção levarão meses para começar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)