(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

China respalda autoridades de Hong Kong e considera manifestações ilegais


postado em 30/09/2014 06:10

A China transmitiu nesta terça-feira o apoio total ao governo de Hong Kong ante as manifestações que exigem de Pequim as reformas políticas prometidas à ex-colônia britânica.

"Apoiamos completamento o governo da região autônoma especial de Hong Kong para tratar este problema", declarou a porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying.

"Somos contrários a todas as ações ilegais em Hong Kong", afirmou.

Mais cedo, o chefe de Governo de Hong Kong, Leung Chun-ying, exigiu o fim imediato das manifestações.

Os manifestantes pró-democracia prometeram dar continuidade à ocupação do centro do território, uma importante praça financeira, enquanto o governo de Pequim não cumprir as promessas políticas feitas quando Londres devolveu Hong Kong em 1997.

Os manifestantes exigem um sufrágio universal sem condições e não aceitam a manutenção, para 2017, do controle de Pequim sobre os candidatos para comandar o governo local.

A porta-voz da diplomacia chinesa criticou países, como Reino Unido e Estados Unidos, que se pronunciaram sobre a crise em Hong Kong e pediu que não interfiram, de um modo ou outro, nos assuntos internos da China.

Londres manifestou preocupação com a situação em Hong Kong e pediu conversações "construtivas". Washington pediu moderação ao governo de Hong Kong e anunciou que expressou a Pequim seu apoio a um sufrágio universal pleno no território.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)