(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Irã com arma nuclear é 'a pior ameaça, diz premiê de Israel


postado em 29/09/2014 18:10

Em discurso na Assembleia-Geral da ONU nesta segunda-feira em Nova York, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, advertiu que, se o Irã tiver armas atômicas, isso será "a pior ameaça" para o planeta.

Por esse motivo, frisou o premiê, as capacidades nucleares do Irã "devem ser totalmente desmanteladas".

"A República Islâmica está agora tentando nos enganar para alcançar um acordo (...) que lhe permitirá chegar ao limiar de potência nuclear militar", acrescentou.

"Permitir que isso aconteça representaria a pior ameaça para todos nós", insistiu Netanyahu.

Uma semana de diálogos entre o Irã e as potências do chamado grupo P5+1 terminou sem avanços na última sexta-feira e sem um acordo que garanta que o programa nuclear de Teerã não será usado para fins militares.

O P5+1 é formado por Grã-Bretanha, China, França, Rússia, Estados Unidos e Alemanha.

O grupo estabeleceu o dia 24 de novembro como data limite para que um acordo histórico seja alcançado.

Netanyahu disse ainda que a ameaça representada pelo programa nuclear do Irã é maior do que o perigo oferecido pelos jihadistas do Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria.

Vencer o EI e deixar que o Irã tenha a capacidade de obter a bomba atômica "seria como ganhar uma batalha e perder a guerra", acrescentou Netanyahu.

O primeiro-ministro também criticou o presidente do Irã, Hassan Rohani, por seu discurso na ONU na última quinta-feira. Netanyahu acusou Rohani de derramar "lágrimas de crocodilo" ao condenar a expansão do terrorismo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)