(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo turco pede autorização ao Parlamento para ataques na Síria e Iraque


postado em 29/09/2014 10:55

O governo turco solicitará até terça-feira autorização ao Parlamento para realizar ataques militares na Síria e Iraque, o que permitiria aderir à coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, anunciou o presidente do Congresso.

"As moções devem ser enviadas na terça-feira para que o Parlamento se pronuncie", declarou Cemi Ciçek, segundo o canal NTV.

O governo dos Estados Unidos iniciou uma campanha de ataques aéreos contra posições do grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque, que desde 23 de setembro também atinge a Síria.

A França se uniu às operações no Iraque, enquanto a coalizão internacional liderada por Washington conta na Síria com o apoio de aviões da Jordânia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Apesar dos bombardeios aéreos no norte da Síria, os jihadistas do EI mantêm a ofensiva para tentar assumir o controle da cidade curda de Ain al-Arab (Kobaneh em curdo), onde mais de 160.000 pessoas se viram obrigadas a fugir para a vizinha Turquia.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou no domingo que o país não pode ficar fora da coalizão internacional contra o EI.

A posição prudente da Turquia durante os últimos meses havia decepcionado o Ocidente, mas a recente viagem de Erdogan aos Estados Unidos parece ter mudado sua opinião.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)