(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Novo presidente afegão pede negociações de paz com talibãs

Ashraf Ghani sucede Hamid Karzai, no poder desde que a invasão liderada pelos Estados Unidos derrubou os talibãs no final de 2001. No discurso, o novo presidente falou que tem objetivo de estabilizar o país após a saída das tropas da Otan, no fim do ano


postado em 29/09/2014 09:46 / atualizado em 29/09/2014 09:56

(foto: SHAH MARAI / AFP)
(foto: SHAH MARAI / AFP)
Ashraf Ghani assumiu nesta segunda-feira como novo presidente do Afeganistão e defendeu o início de conversações de paz com o conjunto dos insurgentes islamitas, incluindo os talibãs, com o objetivo de estabilizar o país após a saída, no fim do ano, das tropas da Otan.

Ghani, ex-ministro das Finanças e ex-funcionário do Banco Mundial de 65 anos, sucede Hamid Karzai, no poder desde que a invasão liderada pelos Estados Unidos derrubou os talibãs no final de 2001. A posse de Ghani é a primeira transição democrática na história do Afeganistão.

Pouco depois de prestar juramento, o novo presidente pediu negociações de paz com os talibãs para estabilizar o país uma vez que as tropas da Otan se retirem do país até o fim do ano. "Pedimos aos opositores, e mais especificamente aos talibãs e ao Hezb-e-Islami, o início de conversações políticas", afirmou Ghani depois de assumir o cargo.

"Qualquer problema que tenham, devem informar, nós tentaremos encontrar uma solução", completou o novo presidente afegão. "Nós solicitamos a todos os aldeãos que peçam a paz. Pedimos a todos os eruditos muçulmanos que aconselhem os talibãs e, se eles não escutarem seus conselhos, deveriam cortar todas as relações".

Karzai, que presidiu o país 2001, após a queda do regime dos talibãs, até domingo, fez diversos apelos para que os insurgentes islamitas negociassem a paz, mas os extremistas nunca aceitaram, pois consideravam o chefe de Estado uma "marionete" de Washington. Os talibãs, que chamaram recentemente Ghani de "funcionário" dos Estados Unidos, cometeram um atentado suicida nesta segunda-feira, durante a cerimônia de posse presidencial.

"Um suicida se imolou perto do aeroporto e matou quatro pessoas", afirmou uma fonte policial à AFP. O homem-bomba tinha como alvos soldados afegãos e estrangeiros, segundo o porta-voz oficial dos talibãs, Zabiullah Mujahid, que reivindicou o atentado em nome do grupo.

Tanto Ghani como seu rival na eleição presidencial, Abdullah Abdullah, reivindicaram a vitória nas urnas, o que deixou o Afeganistão em uma crise de vários meses e estimulou as atividades dos insurgentes, além de ter agravado a já péssima situação econômica do país.

Sob pressão da ONU e dos Estados Unidos, os dois candidatos aceitaram na semana passada formar um governo de união nacional, no qual Abdullah terá um papel similar ao de um primeiro-ministro.

Abdullah prestou juramento nesta segunda-feira para o cargo oficial, uma responsabilidade que pode provocar divergências entre os dois grupos políticos dentro do governo. Ghani representa principalmente os pashtuns do sul do país e Abdullah os tadjiques do norte.

O programa da cerimônia e do dia de posse foi mantido em segredo até o último momento por razões de segurança.

Entre os convidados estrangeiros, figurava o conselheiro do presidente Barack Obama, John Podesta, o presidente do Paquistão, Mamnoon Hussain, e o vice-presidente indiano Hamid Ansari, duas potências rivais na região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)