(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manifestantes ucranianos derrubam estátua de Lênin em Kiev

Ação ocorreu no domingo e foi filmada. Estátua derrubada foi erguida em 1946


postado em 29/09/2014 09:07 / atualizado em 29/09/2014 09:10

Manifestantes ucranianos que protestavam contra a rejeição do governo de um pacto com a União Europeia derrubaram neste domingo uma estátua de Lênin na praça central de Kiev, indicou a polícia.

Trinta pessoas com o rosto coberto cercaram a estátua com uma corda na altura do pescoço e a amarraram a árvores próximas para derrubá-la, ao grito de "Ao chão, miséria comunista!", constatou um fotógrafo da AFP. Dois deputados do Partido da Liberdade estavam presentes no local, segundo a mesma fonte.

"Manifestantes mascarados derrubaram a estátua de Lênin", declarou uma porta-voz policial à AFP, indicando que os manifestantes carregavam bandeiras do Partido da Liberdade. A mobilização pró-europeia reuniu centenas de milhares de pessoas nas ruas de Kiev.

Lênin é uma figura detestada pelos nacionalistas ucranianos, que veem nela um símbolo da submissão de seu país a Moscou no período da União Soviética. A estátua derrubada, de 3,5 metros de altura, foi erguida em 1946 e atualmente serve de ponto de encontro na capital para os comunistas ucranianos.

A Rússia é acusada de ter pressionado a Ucrânia para que o país não assinasse um acordo de associação com a UE.

Veja vídeo que mostra a queda da estátua


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)