(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ISS recebe a primeira cosmonauta russa


postado em 26/09/2014 06:25

Os astronautas russos Elena Serova e Alexander Samokutiaev e o americano Barry Wilmore chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS) após uma viagem de seis horas na nave Soyuz, que decolou na quinta-feira em Baikonur, Cazaquistão.

Elena Serova, de 38 anos, é a primeira cosmonauta russa em uma missão na ISS. Além disso, é a primeira mulher do país a participar em uma viagem para fora da Terra desde 1997.

A nave Soyuz-TMA14M decolou do cosmódromo de Baikonur na noite de quinta-feira e chegou à ISS às 2H11 GMT (23H11 de Brasília, quinta-feira), anunciou a agência espacial russa Roskosmos.

Os três astronautas, que devem permanecer 168 dias na ISS, se somaram ao comandante da estação, o russo Maxim Surayev, sua colega americana Reid Wiseman e o alemão Alexander Gerst.

A missão marca o retorno das astronautas russas ao espaço.

A Rússia celebrou no ano passado o 50º aniversário do voo da primeira mulher ao espaço, a soviética Valentina Tereshkova, em 16 de junho de 1963.

A segunda astronauta russa foi Svetlana Savitskaia que participou em duas missões em 1982 e 1984.

A terceira e última astronauta havia sido Elena Kondakova, que cumpriu uma missão de cinco meses entre 1994 e 1995, além de um voo de 10 dias em um ônibus espacial americano em 1997.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)