(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estados Unidos e aliados fazem primeiro ataque ao EI na Síria

Bombardeio ocorreu 13 dias depois de o presidente Barack Obama anunciar que seu país estava pronto para se lançar novamente na guerra contra o terror


postado em 23/09/2014 06:31 / atualizado em 23/09/2014 08:02

Ataque registrado nesta terça fez pelo menos 38 vítimas(foto: JALAA MAREY / AFP)
Ataque registrado nesta terça fez pelo menos 38 vítimas (foto: JALAA MAREY / AFP)
Os Estados Unidos e seus aliados árabes realizaram bombardeios aéreos contra posições do grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, o que abre uma nova frente de combate contra a organização jihadista.Também atacaram posições da Frente Al-Nosra, o braço sírio da Al-Qaeda, ao oeste da província de Aleppo, e mataram pelo menos 30 combatentes e oito civis, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). De acordo com a ONG, 30 combatentes da Al-Qaeda, a maioria estrangeiros, e oito civis, incluindo uma mulher e três crianças, morreram nos bombardeios ao oeste de Aleppo.

Esta é a primeira intervenção de Washington e seus aliados desde março de 2011 na Síria, onde o grupo Estado Islâmico, combatido pelo governo e uma parte dos rebeldes, ocupa territórios perto da fronteira com o Iraque e a Turquia. O governo do presidente sírio Bashar al-Assad afirmou que foi comunicado na segunda-feira pelos Estados Unidos sobre a intenção de atacar os jihadistas em seu território.

Washington considera ilegítimo o governo sírio e apoia as forças moderadas da rebelião. "Posso confirmar que forças dos Estados Unidos e das nações aliadas realizaram ações contra os terroristas do EI na Síria. Realizaram bombardeios e utilizaram mísseis Tomahawk", disse o porta-voz do Pentágono, o contra-almirante John Kirby.

Kirby não mencionou as outras nações, mas o canal de televisão ABC citou quatro países árabes do Golfo - Bahrein, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos - e a Jordânia, que confirmou sua participação.

Os bombardeios mataram pelo menos 30 jihadistas, segundo o OSDH, que mencionou 40 ataques, e tiveram como alvos principalmente as posições do EI na província de Raqa (norte da Síria), reduto do grupo jihadista, e objetivos ao leste, na fronteira com o Iraque.

A oposição manifestou apoio aos bombardeios. "Esta noite, a comunidade internacional se uniu à nossa luta contra o Estado Islâmico no Iraque e Levante na Síria", afirmou o presidente da Coalizão Nacional Síria (CNS), Hadi al Bahra, que usou o nome anterior do grupo. Os bombardeios aconteceram no momento em que o EI está em uma ofensiva para tentar controlar a cidade estratégica de Ain al-Arab (Kobaneh, em kurdo), na região curda da Síria.


Nos últimos dias, o Estado Islâmico assumiu o controle de 60 localidades da região de Kobaneh, o que provocou a fuga de mais de 130.000 curdos sírios para a Turquia. Na outra frente do conflito sírio, o exército israelense anunciou que derrubou nesta terça-feira um avião sírio, ao que parece um MIG-21, que havia se aproximado da linha de demarcação nas colinas de Golã.


Os destroços do aeronave caíram na parte síria de Golã. O ministro da Defesa de Israel, Moshe Yaalon, afirmou que o país pretende reagir com força contra qualquer ameaça. O ataque às posições do EI na Síria representa uma nova fase da guerra dos Estados Unidos contra a organização, que teve início em 8 de agosto, data dos primeiros bombardeios no Iraque.


A decisão de atacar em território sírio foi tomada pelo diretor do Comando Central dos Estados Unidos, general Lloyd Austin, após uma autorização condedida pelo comandante-em-chefe, o presidente Barack Obama, destacou Kirby. Na segunda-feira, o EI divulgou um apelo aos muçulmanos no qual pedia a morte de cidadãos dos países que integram a coalizão internacional contra a jihad, em particular Estados Unidos e França.


Um grupo jihadista argelino vinculado ao EI reivindicou o sequestro de um francês na Argélia e ameaçou matar refém, caso a França continue participando nos ataques no Iraque. O primeiro-ministro francês Manuel Valls afirmou que o governo não terá nenhuma discussão ou negociação com os sequestradores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)