(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obama se reunirá com premiê iraquiano e com presidente egípcio em NY


postado em 22/09/2014 22:37

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reunirá pela primeira vez nesta semana com o primeiro-ministro iraquiano, Haidar al-Abadi, e com o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York, anunciou nesta segunda-feira a Casa Branca.

Obama se reunirá na quarta-feira com o novo chefe do governo iraquiano e na quinta com o presidente do Egito, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Presidência americana, Caitlin Hayden.

Com Abadi, o presidente dos Estados Unidos falará sobre o apoio militar americano a Bagdá em sua luta contra os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), que controlam grande parte do país.

O Iraque elegeu um novo governo há duas semanas, depois de uma intensa pressão de Washington, que condicionava seu apoio à ofensiva contra o grupo radical sunita a uma nova liderança no país árabe.

O secretário de Estado John Kerry já havia se reunido com Abadi durante sua visita a Bagdá em 10 de setembro, mas será a primeira vez para o presidente Obama.

Também haverá um encontro inédito entre Obama e o presidente egípcio, eleito em maio depois de ter liderado a derrubada do mandatário islamita Mohamed Mursi, em julho de 2013, quando era chefe das Forças Armadas.

Washington está diante de um dilema com o Egito desde a queda do regime de Hosni Mubarak em fevereiro de 2011: Washington manifesta com frequência sua rejeição às violações dos direitos humanos nesse país, mas também defende sua aliança militar de 35 anos com essa peça estratégica para a diplomacia americana no mundo árabe.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)