(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obama recebe Netanyahu na Casa Branca em 1° de outubro


postado em 22/09/2014 20:25

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, no próximo dia 1º de outubro, na Casa Branca, no momento em que um acordo sobre o programa nuclear iraniano se encontra em uma etapa decisiva.

A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Caitlin Hayden, anunciou nesta segunda-feira que a reunião abordará a questão iraniana, sobre a qual Estados Unidos e Israel discordam sensivelmente.

Netanyahu comentou no domingo a proposta de acordo entre Irã e o Grupo 5+1 (EUA, China, Rússia, França, Grã-Bretanha e Alemanha) e advertiu que os países ocidentais não devem aliviar as sanções contra Teerã com o propósito de obter seu apoio na campanha contra o Estado Islâmico na Síria e no Iraque.

O primeiro-ministro israelense advertiu que o Irã "luta pela liderança do mundo islâmico, que quer impor ao mundo inteiro".

Israel rejeita intensamente o acordo provisório sobre o programa nuclear iraniano firmado entre as potências ocidentais e Teerã em novembro passado, que pretende ser o primeiro passo para um acordo definitivo. O Irã afirma que seu programa tem objetivos exclusivamente civis.

Vários altos funcionários americanos culpam o governo de Netanyahu pelo colapso dos planos de paz entre israelenses e palestinos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)