(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PKK convoca curdos da Turquia a combater o EI na Síria


postado em 22/09/2014 07:01

O Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) convocou nesta segunda-feira os curdos da Turquia a combater os jihadistas do grupo Estados Islâmico (EI) na Síria, informou a agência de notícias pró-curda Firat.

"Chegou o dia da glória e da honra. Não existe mais nenhum limite para a resistência", afirma um comunicado do movimento armado curdo da Turquia, que cita uma "mobilização".

Nos últimos dias, o EI ocupou quase 60 localidades no nordeste da Síria e cercou a cidade de Ain al-Arab (Koban em curdo), terceira cidade curda em importância, perto da fronteira turca.

A nota do PKK renova o apelo aos jovens curdos da Turquia para um combate na Síria e um contra-ataque à ofensiva do EI em Koban.

"Convocamos todo nosso povo e nossos amigos a aumentar a resistência no Curdistão e Koban", afirma o comunicado.

Mais de 130.000 curdos da Síria fugiram para a Turquia nos últimos dias ante o avanço do Estado Islâmico, anunciou o vice-primeiro-ministro turco, Numan Kurtulmus.

O governo da Turquia nega qualquer apoio ao EI, que no sábado libertou 46 reféns turcos que passaram mais três meses sequestrados em Mossul, norte do Iraque.

No domingo, as forças de segurança turcas enfrentaram centenas de jovens manifestantes curdos que expressavam apoio aos refugiados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)