(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Centenas de curdos dispersados pela polícia turca na fronteira com a Síria


postado em 21/09/2014 11:55

As forças de segurança turcas dispersaram neste domingo centenas de jovens curdos que protestavam na fronteira entre Turquia e Síria, em apoio aos curdos sírios que fogem do avanço dos jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI).

A polícia usou gás lacrimogêneo e jatos de água para afastar os manifestantes, que responderam com pedras e montaram barricadas na estrada próxima do posto de fronteira.

"Viemos para apoiar nossos irmãos da Síria que são atacados pelo 'Daesh' (o grupo Estado Islâmico) e também para denunciar a Turquia, que nega aos jovens curdos, que vieram aqui para acompanhar suas famílias, o direito de retornar para Koban (nome curdo de Ain al-Arab, na Síria) para combater os jihadistas" disse o manifestante curdo turco Mehmet Eminakma.

O governo islamita conservador turco, no poder desde 2002, é acusado de ter apoiado durante muito tempo os grupos radicais hostis ao regime sírio de Bashar al-Assad, entre eles o EI. Ancara sempre negou as acusações.

Quase 70.000 curdos da Síria buscaram refúgio na Turquia nas últimas 24 horas para fugir do avanço do EI, anunciou o Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas (Acnur).

A Turquia abriu na sexta-feira a fronteira aos refugiados sírios que começaram a fugir, na quinta-feira, da cidade e da região de Ain al-Arab, cercada pelos combatentes do EI.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)