(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Quase 70.000 curdos sírios fugiram para a Turquia em 24 horas


postado em 21/09/2014 08:25

Quase 70.000 curdos da Síria buscaram refúgio na Turquia nas últimas 24 horas para fugir do avanço do grupo Estado Islâmico (EI) no nordeste do país, anunciou o Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas (Acnur).

"O Acnur reforça sua ação para ajudar o governo da Turquia a socorrer os 70.000 sírios que fugiram para a Turquia nas últimas 24 horas", afirma um comunicado do organismo da ONU divulgado em Genebra.

"O governo turco e o Acnur se preparam para a possível chegada de centenas de milhares de refugiados nos próximos dias", completa a nota.

A Turquia abriu na sexta-feira a fronteira aos refugiados sírios que começaram a fugir, na quinta-feira, da cidade e da região de Ain al-Arab (Koban em curdo), cercada pelos combatentes do EI.

Ain al-Arab, terceira maior cidade curda da Síria, estava relativamente segura até o momento e havia recebido 200.000 deslocados sírios.

Mas o avanço do EI na região obrigou muitos habitantes, especialmente os curdos, a fugir do país.

"O fluxo em massa mostra a necessidade de mobilizar a ajuda internacional para apoiar os países vizinhos da Síria", declarou o Alto Comissário para os Refugiados, Antonio Guterres.

O Acnur enviou 20.000 cobertores, 10.000 colchões entre outros materiais, à região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)