(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Goldman Sachs reconhece ligação com ditadura líbia


postado em 20/09/2014 15:40

O banco Goldman Sachs reconheceu em documentos da Justiça ter usado pequenos presentes e viagens para obter favores do fundo soberano líbio sob a ditadura de Muamar Khadafi, publicou neste sábado o "Financial Times".

A revelação é feita por conta de uma queixa apresentada em janeiro, em Londres, pelo fundo líbio contra o Goldman, quem acusa de "ter se aproveitado deliberadamente" da falta de experiência de seus diretores para embolsar 350 milhões de dólares de lucro sobre uma transação de 1 bilhão.

O fundo acusa o banco de investimentos americano de ter "ganhado a confiança" de dois de seus funcionários lhes oferecendo presentes e viagens.

Segundo documentos citados pelo jornal, o banco admite que funcionários do fundo líbio "visitaram o Marrocos com o ex-vice-presidente do Goldman Yusef Kabbak". Mas assinala que "o fundo soberano líbio tinha conhecimento e aceitou as condições de hospedagem e lazer".

Segundo a legislação em vigor nos Estados Unidos, as empresas americanas não estão autorizadas a oferecer dinheiro ou objetos de valor a autoridades estrangeiras para obter contratos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)