(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vitória do atual primeiro-ministro nas legislativas da Nova Zelândia


postado em 20/09/2014 12:55

O atual primeiro-ministro neozelandês, John Key (centro-direita), venceu as eleições legislativas realizadas neste sábado com base nos primeiros resultados da apuração, que concederiam ao partido governante no momento 48,9% dos votos, indicou a imprensa local.

"Estou em êxtase. É uma grande noite", declarou Key, que deve inclusive obter a maioria absoluta no Parlamento. Desde 2008, o Partido Nacional de Key conta com o apoio de dois partidos minoritários para governar.

O líder da oposição, o trabalhista David Cunliffe, já havia reconhecido pouco antes a sua derrota. "Liguei para John Key para felicitá-lo. Reconheci que ele continuará como primeiro-ministro da Nova Zelândia", disse Cunliffe aos seus partidários.

Key, ex-empresário de 53 anos, tem pela frente agora um terceiro mandato no comando de um país que deve ter um crescimento de 3,7% neste ano, com uma inflação controlada (1,6%) e um desemprego que caiu para 5,6% no segundo trimestre, nível mais baixo desde 2009.

Se os primeiros resultados forem confirmados, o Partido Nacional vai ocupar 63 dos 121 assentos do Parlamento, tornando-se a primeira formação política a ter maioria absoluta desde que a Nova Zelândia adotou seu atual sistema eleitoral em 1996.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)