(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Kerry afirma que Irã tem papel a desempenhar na luta contra o EI


postado em 20/09/2014 09:31

O governo dos Estados Unidos acredita que o Irã, que já foi considerado um de seus maiores inimigos, tem um papel a desempenhar na luta contra o grupo Estado Islâmico (EI), mas descarta incluir o país na coalizão que combate a organização extremista.

No combate contra os extremistas sunitas que assumiram o controle de amplos territórios no Iraque e na Síria, "há um papel a ser desempenhado por praticamente todos os países, incluindo o Irã", declarou o secretário de Estado americano, John Kerry.

Na sexta-feira, o Departamento de Estado afirmou que Washington e Teerã examinaram a luta contra o grupo EI à margem das negociações sobre o programa nuclear de Teerã, celebradas na quarta-feira e quinta-feira em Nova York.

Durante a semana, Kerry se mostrou favorável a manter conversações a nível diplomático com o Irã sobre o tema, mas negou uma "coordenação militar" com Teerã por seu apoio ao regime da Síria.

O aiatolá Ali Khamenei, guia supremo iraniano, afirmou no início da semana que rejeitou um pedido americano de cooperação contra o "Daesh" (acrônimo em árabe do grupo Estado Islâmico).

Washington não confirmou nem desmentiu a afirmação. Mas Kerry insistiu que em nenhum caso se trata de convidar Teerã a participar na coalizão internacional contra o EI, por seu "envolvimento na Síria e em outros lugares".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)