(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA estima que levará meses para treinar rebeldes sírios "moderados"


postado em 19/09/2014 19:52

Treinar e equipar rebeldes sírios moderados para lutar contra extremistas da organização Estado Islâmico levará meses, advertiu a Casa Branca nesta sexta-feira, um dia depois de o Congresso aprovar o plano.

"Nós atuaremos o mais rápido que pudermos, junto com os países que abrigarão as instalações para o treinamento", disse Susan Rice, conselheira nacional de Segurança do presidente, Barack Obama.

"Será um processo que levará meses", disse Rice.

"Este é um programa sério de treinamento, e somos sérios na hora de investigar quem vamos treinar e equipar", enfatizou Rice.

"Não é algo que pode dar frutos imediatamente", disse, sem detalhar um prazo determinado.

O plano aprovado na quinta-feira pelo Congresso dos Estados Unidos estipula que os rebeldes sírios moderados sejam equipados e treinados para uma ofensiva terrestre contra o EI na Síria.

Obama disse que não vai mobilizar tropas americanas em terra no combate aos extremistas, tanto no Iraque como na Síria.

O presidente americano não pode tomar decisões com total liberdade no momento de executar esta estratégia, já que a administração deve entregar ao Congresso um relatório a cada 90 dias detalhando a quantidade de rebeldes treinados, quais grupos sírios foram escolhidos para participar da ofensiva e como serão fornecidos as armas e os equipamentos utilizados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)