(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-presidente francês Sarkozy anuncia seu retorno à política


postado em 19/09/2014 15:16

Após meses de suspense, o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, derrotado em 2012 pelo socialista François Hollande, anunciou nesta sexta-feira seu retorno à política, com o objetivo implícito de vencer a presidência em 2017.

"Eu simplesmente amo a França, sou muito apaixonado pelo debate público e pelo futuro de meus compatriotas", explicou em seu Facebook o ex-chefe de Estado (2007-2012), que havia descartado até então um retorno à política.

Aos 59 anos, ele propõe em sua mensagem "uma nova opção política aos franceses" e diz ser candidato à liderança de seu partido, o UMP (direita).

Enquanto François Hollande e seu primeiro-ministro Manuel Valls ironizavam nos últimos dias o balanço do governo Sarkozy, este garantiu que "se afastou o suficiente para analisar seu mandato, e que tirara lições".

"Ele não escapará de seu balanço, que será sua corrente", respondeu o chefe do Partido Socialista, Jean-Christophe Cambadélis.

Referindo-se à crise na França, Nicolas Sarkozy disse sentir "em muitos francesas a tentação de não acreditar em qualquer coisa ou pessoa, como se nada valesse". "Essa falta de esperança nos obriga a nos reinventar profundamente", escreveu ele.

A França continua mergulhada em uma crise econômica que parece não ter fim, com o desemprego recorde de mais de 10%. Depois de inúmeros escândalos, o executivo socialista está desacreditado.

Sem uma liderança clara ou projeto alternativo, a oposição de direita não é dada como opção. O partido UMP está financeiramente e moralmente falido e não está imune a investigações judiciais que poderiam envolver a campanha presidencial de Nicolas Sarkozy em 2012.

Em seu texto, Nicolas Sarkozy diz queres "transformar radicalmente" a sua formação, a fim de criar uma "ampla união" que supere "as divisões tradicionais."

Embora a maioria dos franceses não queira vê-lo no cenário político de acordo com várias pesquisas, Nicolas Sarkozy mostra com sua mensagem que acredita em suas chances.

Na oposição de direita, Nicolas Sarkozy terá dois rivais em seu trajeto até 2017: Alain Juppé, seu ex-chefe da diplomacia, de 69 anos, e François Fillon, de 60 anos, seu ex-primeiro-ministro por cinco anos.

Os dois já expressaram desejo em concorrer à presidência.

O futuro político de Nicolas Sarkozy também é fortemente dependente de meia dúzia de casos judiciais em que o seu nome foi mencionado: o mais grave até o momento é uma acusação de suborno de um juiz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)