(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE, Rússia e Ucrânia se encontrarão para discutir fornecimento de gás


postado em 19/09/2014 14:07

A União Europeia (UE), a Rússia e a Ucrânia retomarão suas negociações sobre o fornecimento de gás russo na semana que vem em Berlim, informou nesta sexta-feira uma porta-voz da Comissão Europeia.

"A próxima reunião trilateral sobre o gás será realizada dia 26 de setembro em Berlim", disse a porta-voz do comissário de Energia, Gunther Oettinger.

Estas negociações têm como objetivo resolver o contencioso entre Kiev e Moscou sobre o fornecimento de gás e assim garantir a entrega para a UE. Os 30% de gás consumidos pelo bloco vêm da Rússia, a metade transita pela Ucrânia.

Em meados de junho, a Rússia deixou de fornecer gás para a Ucrânia. Kiev se recusa a pagar o aumento de preço imposto pela Gazprom. Segundo a companhia russa, a Ucrânia lhe deve 5,3 bilhões de dólares.

Segundo o ministro de Energia russo, Alexander Novak, Moscou está disposto a retomar o fornecimento à Ucrânia em troca de um pagamento parcial de 1,541 bilhão de dólares para o período de novembro-dezembro.

De acordo com Novak, a Gazprom está disposta, desde abril, a reduzir o preço do gás para a Ucrânia desde abril para "aproximadamente 385 dólares" por 1.000 m3.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)