(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Premiê da Escócia anuncia que vai renunciar ao cargo

O separatista Alex Salmond deixa o posto e a liderança do Partido Nacional da Escócia (SNP) em novembro


postado em 19/09/2014 12:55 / atualizado em 19/09/2014 14:11

(foto: THE SCOTTISH GOVERNMENT / AFP)
(foto: THE SCOTTISH GOVERNMENT / AFP)

O primeiro-ministro escocês, o separatista Alex Salmond, anunciou nesta sexta-feira que deixará seu posto, assim como a liderança do Partido Nacional da Escócia (SNP) em novembro, depois do fracasso "Sim" à independência no referendo de quinta.

"Acho que o partido, o parlamento e o país ficará melhor com uma nova liderança", afirmou em coletiva de imprensa, acrescentando que foi "o privilégio de minha vida" desempenhar o papel de chefe de Governo regional escocês. A Escócia rejeitou a independência no referendo de quinta-feira e optou por permanecer no Reino Unido após a promessa de concessão de mais poderes ao governo regional, um desfecho recebido com alívio por Londres e pela União Europeia.

No total, 55,3% dos escoceses votaram contra a independência do Reino Unido e 44,70% a favor, segundo a apuração final. "É importante dizer que nosso referendo foi um processo acordado e consensual, e a Escócia decidiu por maioria que neste momento não será um país independente", afirmou Salmond após admitir a derrota.


"Aceito o veredicto das urnas e peço a toda a Escócia que faça o mesmo e aceite o veredicto democrático do povo", completou, emocionado, o homem para quem o referendo de independência representava o combate de toda uma vida e que liderou uma campanha apaixonada a favor do 'sim' nos últimos meses.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)